Tipos de Resgate Dependentes Químicos

Resgate Simples

A Luz Sobre a Vida tem como premissa que todos nossos pacientes são especiais, e nosso compromisso é promover atendimento ético bem como humano, valorizando e respeitando o indivíduo em suas diferenças e individualidades. Resgate Simples é o transporte do paciente por ambulância, acompanhado por equipe de enfermagem e psicólogo, até a instituição indicada sem necessidade de intervenção médica. Ocorre normalmente quando o paciente encontra-se na ambivalência em relação ao tratamento que irá receber.

Resgate Descaracterizado

É a técnica onde os profissionais da Luz Sobre a Vida abordam o paciente sem seus uniformes de trabalho, com o objetivo de evitar reações agressivas e discrição do serviço. Usando um pretexto de aproximação previamente combinado com familiares, amigos e ou profissionais envolvidas na operação. Ocorre, em geral, quando o paciente está transtornado devido ao uso de drogas ou durante um surto psicótico, podendo colocar em risco sua vida ou a vida de terceiros. Também, nessas circunstâncias, pode ser necessário o uso de medicação para o transporte do paciente até a instituição indicada. Sendo necessário o acompanhamento médico nesses casos.

Resgate Intensivo

Resgate Intensivo tem como diferencial a presença do Médico durante toda a operação. Este serviço é direcionado não apenas para casos que necessitarem de medicação de urgência, mas também para momentos em que uma avaliação clínica mais apurada se faça necessária, como:

  • Casos onde haja suspeita de intoxicação, seja de drogas ou de remédios;
  • Casos de abstinência, com sintomas clínicos associados, que necessitem cuidados não só durante o Resgate, como também na admissão à Clínica de destino, onde o médico da equipe da Luz e Vida poderá passar com maior precisão os dados para a Equipe de Recepção, além de prestar um suporte mais adequado durante a remoção;
  • Casos de agitação psicomotora ou de sintomas psicóticos mais pronunciados, com agressividade ou ideação suicida grave;
  • Quadros psico-orgânicos (demências) e outros, onde haja outras síndromes clínicas associadas, tornando a abordagem medicamentosa de urgência mais delicada.

Resgate Involuntário

Resgate Involuntário respeita e segue os moldes da Lei Federal n.10.216 de 06/04/2001, já que neste caso o paciente não reconhece ou discorda da intervenção e possível tratamento.

Resgate Compulsório

Este tipo de serviço ocorre quando há determinação judicial para internação involuntária do paciente. É bem parecida com a remoção Involuntária, porém, com a intervenção judicial. Oficial de justiça e polícia militar A remoção compulsória tem a presença constante de um (a) enfermeiro (a) e um auxiliar, com o objetivo de abordar o (a) paciente que resistir ao tratamento. Será previamente combinado com os familiares ou responsável do (a) paciente, o local e horário da abordagem, para que a remoção seja realizada sem transtornos, de forma pacífica e sem riscos ao (à) paciente e à equipe. Após a abordagem, o (a) paciente será encaminhado (a) até a instituição designada. A equipe de profissionais que acompanham essa remoção é composta por: motorista socorrista, enfermeiro (a) e auxiliar, se necessário o médico presente.




CONTATO 24 HORAS
Fixo (11) 4259-3209
  (11) 99890-4642

(11) 99842-7896
Luz Sobre a Vida